
Dentro das narinas há uma estrutura em forma de concha de caramujo chamada corneto ou concha nasal. Quando há alterações no nariz por causa de resfriados e rinites, os cornetos incham, o que dificulta a respiração. O nariz entupido é uma arma de defesa do organismo contra os agentes agressores externos, como poeira, vírus e bactérias. Toda vez que entra um intruso, ele reage com coriza, espirros e secreção.
No caso das rinites alérgicas, além do inchaço das conchas nasais, o organismo se defende liberando a estamina, substância que provoca a vasodilatação da mucosa do nariz, irritando e entupindo toda a região.
Outra causa de obstrução é o desvio do septo, um “defeito” na estrutura que divide as duas narinas. “Se há desvio somente para um dos lados, uma narina fica maior do que o normal e a concha nasal também cresce, causando obstruções e alterações do fluxo de ar”, explica Osires Brasil, cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
O choro é mais um fator que entope o nariz, pois o canal por onde sai a lágrima liga o olho ao nariz. Por fim, tumores e pólipos inflamatórios nasais também provocam obstruções nasais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário