terça-feira, 20 de abril de 2010

Um pouco de conhecimento científico. 2

POR QUE MEU NARIZ ENTOPE?


Dentro das narinas há uma estrutura em forma de concha de caramujo chamada corneto ou concha nasal. Quando há alterações no nariz por causa de resfriados e rinites, os cornetos incham, o que dificulta a respiração. O nariz entupido é uma arma de defesa do organismo contra os agentes agressores externos, como poeira, vírus e bactérias. Toda vez que entra um intruso, ele reage com coriza, espirros e secreção.

No caso das rinites alérgicas, além do inchaço das conchas nasais, o organismo se defende liberando a estamina, substância que provoca a vasodilatação da mucosa do nariz, irritando e entupindo toda a região.



Outra causa de obstrução é o desvio do septo, um “defeito” na estrutura que divide as duas narinas. “Se há desvio somente para um dos lados, uma narina fica maior do que o normal e a concha nasal também cresce, causando obstruções e alterações do fluxo de ar”, explica Osires Brasil, cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein.


O choro é mais um fator que entope o nariz, pois o canal por onde sai a lágrima liga o olho ao nariz. Por fim, tumores e pólipos inflamatórios nasais também provocam obstruções nasais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário